Sempre que trocarem e-mails à respeito do A Dança Se Move encaminhem também para adancasemove@gmail.com

domingo, 22 de junho de 2014

Sobre a Ocupação na antiga sede da Escola Municipal de Bailado

A antiga sede da Escola Municipal de Bailado, que vinha sendo ocupada por coletivos de diversos segmentos, foi desocupada nesta semana, e poderá agora voltar ao seu curso original, para os projetos da categoria, para a DANÇA.

Para quem não sabe, este espaço (antiga sede da Escola Municipal de Bailado) representa um marco histórico na DANÇA PAULISTANA.

Há tempos que a COOPERATIVA PAULISTA DE DANÇA vem elaborando um projeto que objetiva transformar este local num CENTRO DE REFERÊNCIA DA DANÇA. Assim que as atividades da ESCOLA DE DANÇA foram transferidas para o Praça das Artes, iniciou-se um diálogo com a SECRETARIA DE CULTURA, no sentido de implementar este projeto.

Vale destacar que, ao contrário do que se pensava ou se afirmava em alguns nichos e redes sociais, o espaço não estava abandonado. Estava sim, passando por reformas, limpeza e manutenção.

Desde o início, muitos artistas se posicionaram em relação à esta Ocupação, buscando esclarecimentos. A COOPERATIVA DE DANÇA e a Executiva do Movimento A DANÇA SE MOVE, envolvidas na finalização do projeto CENTRO DE REFERÊNCIA DA DANÇA, apresentaram a proposta em duas consultas públicas, objetivando socializar o conteúdo, objetivos e atividades ali contidas.

Um dos destaques deste projeto é a criação de um CONSELHO GESTOR que, junto com a Secretaria de Cultura estarão à frente desta empreitada. Além disso, o local se configurará como um dos maiores espaços de intercâmbios poéticos e revitalizará todo o entorno.

Não nos cabe aqui discutir as questões que envolvem os movimentos que invadiram aquele espaço. Essa é uma outra discussão, em outro âmbito. E isso já está sendo feito.

Vale destacar também que a desocupação ocorrida nesta semana não foi violenta, nem arbitrária, como vem sendo divulgado irresponsavelmente nas redes sociais, por pessoas de interesses duvidosos e desconectados da mobilização que ocorre atualmente entre os artistas da dança na cidade de São Paulo.

O CENTRO DE REFERÊNCIA DA DANÇA - de TODAS AS DANÇAS - é da cidade, dos artistas, do cidadão, e deverá ser implementado já no início do segundo semestre, como um plano piloto e em 2015 vem com força total, consolidando mais um espaço de excelência da dança.

Tudo isso é fruto de uma mobilização madura dos artistas da dança, com atitudes que visam o bem comum.
Isso é democracia ! Isso é CIDADANIA CULTURAL !

Agradecemos àqueles que puderam compreender e contribuir com essa proposta, àqueles que não se furtaram e buscaram informações legítimas sobre essas ocorrências e não se deixaram levar por informações manipuladas, contraditórias advindas de pessoas, como já dissemos, com interesses duvidosos.

Agora é arregaçar as mangas, pois temos ainda muito trabalho pela frente.

Viva a Dança ! Viva a Mobilização Política Consciente, Legítima e Apartidária !

Nenhum comentário:

Postar um comentário

POSTAGENS POPULARES