Sempre que trocarem e-mails à respeito do A Dança Se Move encaminhem também para adancasemove@gmail.com

terça-feira, 3 de julho de 2012

REPÚDIO E BOICOTE

 9o A DANÇA SE MOVE


MANIFESTO DE REPÚDIO  E BOICOTE AO PROCESSO DE ELEIÇÃO
PARA A NOVA COMPOSIÇÃO DOS COLEGIADOS SETORIAIS

Os profissionais da Dança Paulistana reunidos no dia 23 de junho de 2012 na FUNARTE/SP por ocasião da 9ª reunião ‘A DANÇA SE MOVE’ * expressam neste MANIFESTO sua posição de REPÚDIO em relação ao Processo de Renovação dos Colegiados Setoriais - através da realização de Fóruns Setoriais Estaduais (virtuais ou presenciais) e de um Fórum Setorial Nacional, para a nova composição do Colegiado Setorial de Dança, conforme publicado pela Portaria nº 51 da Ministra de Estado da Cultura - anunciando sua decisão de BOICOTAR o processo e convidando a todos os profissionais do país que estiverem de acordo a realizar atos semelhantes. Acreditamos que este processo é inócuo na medida em que a atual gestão do MinC não demonstra real disposição de diálogo e de uma construção participativa nas políticas culturais, desconhecendo as decisões expressas pelo CNPC, o que descaracterizaria suas funções. Também em relação ao trabalho realizado anteriormente, o MinC estaria desprezando diversos consensos construídos ao longo de um processo que demandou esforços de articulação e notórios recursos públicos e privados.

* Inicialmente pensados como Seminários para discutir políticas públicas, “A Dança se Move” é um movimento criado pela Cooperativa Paulista de Dança, pelo Mobilização Dança e pela participação espontânea de artistas e profissionais de atuação na Dança no Estado de São Paulo . O 10o encontro ocorrerá em 21 de julho.

Para que seguir falando se não há ouvidos para escutar?

Histórico: o Colegiado Setorial de Dança, inicialmente articulado como Câmara Setorial de Dança, surgiu de um esforço conjunto entre poder público e sociedade civil, desempenhando papel importante na articulação das estruturas participativas de Dança no Brasil.

Este coletivo agregou representantes dos diversos estados da federação e, por meio de reuniões presenciais e virtuais aprofundou-se nas discussões sobre a cadeia produtiva do setor, apontando caminhos para a elaboração de diretrizes e ações para o seu pleno desenvolvimento. Os temas discutidos passaram por formação, difusão, consumo, gestão, articulação e diversidade regional, leis trabalhistas e tributárias, metodologia de elaboração do Plano Nacional de Cultura, mudanças na Lei Federal de Incentivo à Cultura. O resultado desse trabalho intenso foi a sistematização de diretrizes e linhas de ação que constituíram posteriormente o Plano Nacional de Dança.

A instalação do CNPC, em dezembro de 2007, consolidou a transição do modelo das Câmaras, mais focadas nos aspectos econômicos das artes e no aprimoramento das cadeias produtivas das linguagens, para os Colegiados, voltados para a formulação e elaboração de políticas públicas mais amplas para cada setor. A partir de 2008, as Câmaras foram retomadas como Colegiados e passaram a integrar a estrutura do CNPC. No Biênio 2010-2012, o Colegiado discutiu temas importantes para a política setorial e para a política cultural como um todo, tais como: análise das políticas implementadas no biênio anterior; novo formato do FNC: competências do Colegiado Setorial de Dança; eleição do representante do Colegiado no Plenário do CNPC; eleição do representante do Colegiado para o Comitê dos Fundos Setoriais; proposta de estruturação do Fundo de Artes Cênicas; formulação de diretrizes no campo da cultura e educação; deliberações sobre o Plano Setorial de Dança; plano e programas de trabalho do Centro de Artes Cênicas da Funarte; implementação do Plano Nacional de Cultura; Relatório de Atividades 2005-2010 da Câmara e Colegiado Setorial de Dança; metas do Plano Nacional de Cultura; Fundo Nacional e Comitês; Plano Setorial de Dança; Mais Educação; Publicação do Procultura; renovação dos Colegiados Setoriais em 2012.


ASSINAM ESTE MANIFESTO

9o A Dança se Move

Cooperativa Paulista de Dança

Movimento Mobilização Dança

E os profissionais presentes:
Carlos Freitas, Marina Hohne, João Carlos Ferreira da Silva, José Maria C. Ferreira, Angela Nolf, Fernando Lee, Larissa Miwako, Gabriela Neves, Vera Sala, Lívia Imperio, Sandro Borelli, Isabela Pessotti, Suzana Bayona, Fernanda Perniciotti, Ana Catarina Vieira, Ellen Gonsalez, Natalia Fernandes, Valeska Figueiredo, Shayanny de Sá, Juliana do Nascimento, Djalma Moura, Renato Cruz, Natália Mendonça , Marcos L. Moraes, Fábio Farias, Alex Merino, Solange Borelli

Convidamos os que estiverem de acordo a replicar esta mensagem, assinando-a e dando divulgação à mesma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

POSTAGENS POPULARES