Sempre que trocarem e-mails à respeito do A Dança Se Move encaminhem também para adancasemove@gmail.com

sexta-feira, 29 de junho de 2012

Documento lido no encontro com Haddad

DOCUMENTO DO "A DANÇA SE MOVE" LIDO ONTEM (29/06/12) NO ENCONTRO COM O CANDIDATO À PREFEITO DE SÃO PAULO FERNANDO HADDAD.

Caro Fernando Haddad e senhores aqui presentes.
O sistema econômico ai estabelecido faz com que os governos eleitos, num processo ordenado e estabelecido pelos grandes aglomerados empresariais, privilegiem seus interesses lucrativos. Portanto, não temos como fazer a disputa neste campo em que as regras já estão impostas e, mesmo os ditos partidos "progressistas" não fazem nada mais que cumprir as diretrizes estabelecidas pelos donos do poder. Seja local, estadual, nacional ou mesmo, multinacional. São senhores incapazes de reconhecer a cultura como uma categoria de grande capacidade produtiva. Cegos e ignorantes, conseguem entender apenas os setores que produzem geladeiras, setor imobiliário, carros, combustíveis, autopeças, lucros, lucros, etc, etc.... Enquanto isso nossa população continua morrendo de fome por cultura.

Em nome de uma esquerda travestida de capitalista, abastece-se o sonho de uma burguesia hipócrita. É o que interessa, não é mesmo?

Os governos tem se notabilizado em implementar políticas públicas para a cultura do tipo “Faz de conta”, ou seja, finge que faz alguma coisa e a maioria finge que não aceita.

Cabe a nós, trabalhadores da arte e da cultura, termos consciência de que estamos alijados deste processo e, tendo que sobreviver nele, precisamos combinar as pautas com os nossos pares, no sentido de garantir pontos estruturais para podermos avançar naquilo que entendemos como políticas públicas de cultura.

No caso específico da dança, mesmo sendo uma expressão artística diversificada da maior relevância no que nos entendemos como civilização brasileira, as indicativas sequer foram rabiscadas.

Como pode um país de tantas etnias e qualidades artísticas ter, ainda, o eurocentrismo como modelo?

Cultura é cultivo e o mercado não pode ser destino final de seu produtor. A arte, que entendemos como produção de pensamento, não pode se pautar pela garantia mínima de adereços para a exploração. Podemos até estar enfraquecidos nesta onda, mas não devemos perder a capacidade de sonhar com outra realidade. E é justamente esta capacidade que pretendemos potencializar em nossa cooperativa.

Senhores, não viemos aqui para pedir mais verba para a Cultura, não viemos em busca do nosso quinhão, não queremos balcão, viemos aqui porque queremos uma política pública de fato para a dança e para isso gostaríamos de participar na elaboração do projeto de cultura para esta metrópole, queremos ser consultados quanto a escolha do próximo secretário de cultura, inclusive. Não queremos mais ser pautados pelos gestores públicos, queremos estabelecer uma parceria honesta e ética com o senhor, caso seja eleito.

Apesar dos apoios obscuros que o senhor tem recebido ultimamente, queremos ajudá-lo na sua eleição à prefeitura de São Paulo. Porque ainda acreditamos ser o PT o Partido dos Trabalhadores.

COOPERATIVA PAULISTA DE DANÇA
MOVIMENTO A DANÇA SE MOVE
MOVIMENTO MOBILIZAÇÃO DANÇA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

POSTAGENS POPULARES