Sempre que trocarem e-mails à respeito do A Dança Se Move encaminhem também para adancasemove@gmail.com

terça-feira, 1 de maio de 2012

Devolutiva da reunião na Galeria Olido

O Movimento “A dança se move” informa:

Foi realizada, no dia 20 de abril de 2012, uma reunião na Galeria Olido, com representantes da Secretaria Municipal de Cultura da Cidade de São Paulo (SMC/SP) – a Sra. Branca Lopez Ruiz, diretora-geral do DEC (Departamento de Expansão Cultural), Rodrigo Domingues Bueno, diretor de programação (DEC) – e a comissão do “A Dança se Move”. Essa reunião teve como objetivo esclarecer pontos importantes referentes aos procedimentos artísticos e administrativos adotados pela atual gestão do DEC.

1. A comissão perguntou sobre as demandas atuais para a Sala Paissandu:
• Foi informado que há, aproximadamente, 200 propostas de espetáculos habilitados pelo Edital de Ocupação (dança e teatro) para os Teatros Distritais, o CCSP e a Galeria Olido.
• O chamamento para espetáculos dos Teatros Distritais, CCSP e Galeria Olido são feitos pelo DEC, porém não há compromisso, por parte deles, de que esses espetáculos sejam pautados, da mesma forma que eles têm autonomia de pautar os espetáculos que não estejam nessa lista de “aprovados”.
• A seleção dessas propostas é feita por uma comissão de experts definida pela DEC.
• Na hipótese de a Sala Paissandu não estar com programação, eles afirmaram que pode ser por uma falha na programação, e não por falta de demanda dos artistas.
• A Sala Olido também poderá ser pautada para espetáculos de dança no momento em que os corpos artísticos do Theatro Municipal se transferirem para a nova sede, a Praça das Artes.

2. A comissão perguntou sobre os boatos que dizem respeito à extinção da Galeria Olido:
• Os representantes da Galeria Olido afirmaram que não há a menor possibilidade de extinção da Galeria Olido na gestão de Carlos Augusto Calil.

3. A comissão perguntou sobre a característica de programação da Sala Paissandu: Responderam:
• Essa gestão entende a dança em seus diferentes estilos, portanto não se trata de um teatro destinado à dança contemporânea, e vislumbra abranger públicos diversos, sem priorizar modalidades.
• A realização dos editais para espetáculos, bem como para os workshops, faz parte das estratégias da programação.
• Não há interesse dessa gestão em realizar oficinas de continuidade, mas, sim, workshops diversos.

4. A comissão perguntou como se dá a organização das cessões dos espaços públicos (salas e ensaios), bem como seu acompanhamento: Afirmaram que:
• A cessão das salas para ensaios acontecia por solicitação formal, porém detectaram falta de acompanhamento e de controle de frequências.
• A Sra. Branca relatou que existe um decreto que explica como se dá a cessão dos espaços públicos e os valores desses espaços – Decreto nº 52.873.
• O chamamento para as salas de ensaios será repetido, porque agora se percebe que há brechas de horários, assim como horários que não estão sendo cumpridos. Então, esse chamamento não acontecerá apenas uma vez por ano, mas talvez por períodos.
• A Sra. Branca afirmou não estar sabendo sobre a falta de equipamento nas salas de ensaio e no teatro. Ficou de falar com a equipe de produção para tentar resolver o problema.
• Ficou decidido que haverá outra reunião com a programação da Galeria Olido, com o objetivo de rediscutir os horários de utilização das salas de ensaios.

5. A comissão perguntou se a Sala Paissandu seria, exclusivamente, para dança ou se se pensava em abrir para outras linguagens:
• Afirmaram, categoricamente, que é exclusivamente para dança, “todos os tipos de dança”.

6. A comissão perguntou sobre os critérios nas escolhas aos chamamentos para ocupação das salas para espetáculos e criticou a parceria da Galeria Olido com a Cultura Inglesa, que tem abrigado seu festival pelo segundo ano consecutivo:
• A Sra. Branca respondeu que, na maioria das vezes, esse tipo de programação chega a ela por determinação do Secretário de Cultura e que ela não pode fazer nada, a não ser acatar.
• A Sra. Branca afirmou que o Núcleo de Fomento não tem conseguido organizar a mostra dos grupos fomentados, pois têm faltado recursos humanos e técnicos para tal, e ressaltou que, a partir de agora, essa mostra será organizada pela Programação da Olido conjuntamente com o Núcleo de Fomento.
• A mostra acontecerá durante duas semanas, no mês de setembro.

Comissão “A Dança se Move”: Cláudia de Souza, Ana Teixeira, Key Sawao, Ana Bottosso, João Andreazzi, Fernanda Perniciotti e Sandro Borelli.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

POSTAGENS POPULARES